fbpx
Pular para o conteúdo
Início » Blog » 5 dicas de marketing digital para melhorar sua estratégia

5 dicas de marketing digital para melhorar sua estratégia

estrategia-de-marketing-digital

O marketing digital é essencial para marcas interessadas em se tornarem um player do mercado. Agora que as pessoas se adaptaram a uma nova realidade muito mais conectada e dependente da tecnologia, ele também passou por mudanças profundas e permanentes.

Adaptação com foco na mudança dos hábitos de trabalho, nas mudanças climáticas, na digitalização de diferentes grupos geracionais e em como manter o elo entre as marcas e o consumidor são alguns pontos importantes em qualquer estratégia. Neste artigo, separamos 5 dicas de marketing digital para você se manter atualizado.

Afinal, com o metaverso e a web 3.0 batendo na sua porta, alguns tópicos precisam ser parte integrante do marketing da sua empresa. Se liga!

1. Cultura data-driven

Não basta ter acesso a dados do consumidor, é preciso desenvolver uma cultura de tomada de decisão baseada nessas percepções de mercado.

Cutura Data-Driven (FreePik)

Nesse ponto, o trabalho de onboarding ajuda a definir a proposta de valor, a oferta, o produto, traçar o perfil do público alvo, analisar mercado e definir o tom da comunicação. 

Tudo isso, com base nos objetivos e expectativas da marca, o que deve ser constantemente monitorado e adaptado de acordo com os resultados obtidos.

2. Mídia paga

Os conteúdos orgânicos continuam relevantes para manter uma presença online e nutrir leads engajados. Mas, a demora em atingir resultados pode tornar sua estratégia ineficaz.

As empresas precisam reservar um budget para mídia paga focado em atrair novos clientes e, também, nutrir o relacionamento com antigos. Impressões contribuem com o aumento do alcance da marca, ferramentas de segmentação permitem a conexão com leads altamente qualificados e tudo isso leva a novas conversões.

3. DNA do negócio

Com tantos players novos e discursos semelhantes no mercado, a proposta de valor do negócio é um ponto decisivo na tomada de decisão do consumidor.

Sua marca está bem posicionada? Sua estratégia condiz com os valores e conceitos do negócio? (Clique aqui para saber o que é branding)

Documents Paperwork Business Strategy Concept

Enquanto a geração Z representa uma grande camada consumidora, a Alpha tem grande influência sobre seus pais. E sabe o que figura como ponto central para essas gerações na hora da compra? Segundo Kotler, é a preocupação em melhorar as vidas humanas e criar felicidade, ou seja, o impacto positivo da sua marca na sociedade.

4. Necessidade real do lead

Mais do que vender, o marketing digital se mostrou um meio eficaz para educar, engajar e encantar os clientes. Assim, mais do que uma venda, é possível alcançar a recorrência do consumidor.

Por isso, sua estratégia deve atender às necessidades reais do lead. Crie materiais ricos relevantes, conteúdos atraentes e realmente interessantes para que o seu público alvo se torne um seguidor fiel da marca.

(Clique aqui para saber mais sobre Marketing de Conteúdo)

5. Canais diversificados

Novas redes sociais estão surgindo e o vídeo já é o principal formato de conteúdo entre o público jovem. Porém, isso não significa que você deve abandonar redes mais antigas, como o Facebook, por exemplo. 

Redes Sociais (Pixabay)

As pessoas são dinâmicas e usam mais de uma rede social. Segundo dados do relatório Digital 2021, em janeiro de 2021 mais de 4,2 bilhões de pessoas já eram usuárias de redes sociais e, durante todo o ano, lives no TikTok e na Twitch atraíram milhares de espectadores.

Mais do que optar por um único canal, a tendência é que você produza conteúdos em diferentes formatos para o público específico de cada rede social (o que é muito diferente de replicar conteúdo).

Bônus: dor do mercado

Todo mundo já sabe, mas não custa repetir: foque na dor do mercado.

Investigação, análise e tempo são as ferramentas necessárias para identificar a dor do mercado e satisfazer seus clientes. 

Ainda assim, atacar essa dor segue como um dos pontos mais importantes de qualquer estratégia. Afinal, as pessoas buscam soluções e respostas para muitas coisas.

Obrigada por ler!

Lori Sato

Redatora, escritora viajante, canceriana (por isso o sentimentalismo) e good vibes. Adoro um textão (ler e escrever). ~ A vida é sobre estar, testar e (claro) textar.

You agree to receive email communication from us by submitting this form and understand that your contact information will be stored with us.